Notícia

PSD cria comissão para pensar o futuro do Partido e do sistema político

By 25/10/2018 No Comments

O PSD vai nomear uma comissão presidida por Pedro Rodrigues, e que terá um conselho consultivo presidido por Francisco Pinto Balsemão, para fazer uma reflexão de fundo sobre o funcionamento do Partido e do sistema político do País. O anúncio partiu do Presidente do PSD, que reafirmou o voto contra o Orçamento do Estado para 2019, uma decisão tomada "por unanimidade”.

Sobre a comissão, Rui Rio diz que “entendemos que devemos fazer uma reflexão de fundo sobre a forma como um partido político deve funcionar hoje, que tem que ser seguramente diferente do que era há 40, 50 ou 60 anos atrás”.

Atendendo à “crise” que considera viver-se no sistema partidário português, “com uma distância enorme dos portugueses relativamente aos partidos políticos”, Rui Rio defendeu que “os partidos têm de se adaptar”, incluindo o PSD.

Para tal, nomeará “uma comissão que vai ao longo de mais de um ano, e em paralelo com a atividade do partido, refletir sobre como é que um partido político deve funcionar hoje”, numa sociedade “completamente diferente daquela que tínhamos em 1974”.

A reflexão não retirará ao PSD o foco “nas eleições europeias e legislativas” afirmou o líder do Partido que “em paralelo” realizará “conferências, reuniões com independentes, do PSD e de outros partidos”.

O objetivo é, concluiu Rui Rio, “dentro de um ano e meio estar em condições de fazer uma revisão estatutária que seja um reflexo daquilo que é um novo funcionamento de um partido político em Portugal”.


O presidente do PSD disse ainda que na sexta-feira o Partido decidirá qual o candidato do Partido Popular Europeu (PPE) à presidência da Comissão Europeia que será apoiado pelos sociais-democratas.

Rui Rio disse ainda já ter tido “oportunidade de falar com os dois” candidatos, que será escolhido pelos delegados do partido no Congresso de Helsínquia, que decorre entre 07 e 08 de novembro.